Filtro Prensa

Filtro prensa utiliza placas filtrantes, de polipropileno na a separação de líquidos corrosivos, líquidos químicos, líquidos abrasivos, lodo biológico, entre outros, dos sólidos presentes no efluente.

O equipamento têm como principal característica reduzir o volume de lodo gerado em tratamento de efluentes e outros processos industriais que gerem resíduos líquidos com grande quantidade de sólidos.

No filtro prensa Acqua Nobilis o lodo entra sob pressão entre a placas do equipamento, a parte líquida (percolado) permeia pelas mantas filtrantes e deve ser redirecionada pela calha até um tanque, e a parte sólida fica retida nas mantas filtrantes formando uma camada sólida na câmara formada entre as placas do filtro prensa.

Ao longo do tempo a pressão no sistema vai aumentando até chegar ao limite de operação da bomba. Neste momento a alimentação de lodo é fechada e é ligado o sistema de secagem, que nada mais é do que a passagem de ar comprimido entre as placas do filtro prensa.

Ao término da secagem é necessário abrir o filtro prensa, separar as placas e fazer o processo de limpeza, removendo todo o lodo acumulado entre as placas.

O Filtro Prensa é um meio de filtração, que quando comparado a outro sistema equivalente, se destaca pelas seguintes razões:

  • Não são necessários operadores qualificados;
  • Permite o reaproveitamento do material retido, quando conveniente;
  • Redução do tempo de secagem dos sólidos retidos, quando comparado a sistemas como leito de secagem;
  • Baixo custo na implantação, manutenção e no consumo de energia, quando comparado a outros sistemas;
  • Concentra elevada área de filtragem em um espaço físico reduzido da instalação;
  • Redução nos custos de armazenagem, transporte e descarte, sobretudo para aplicações em estações de tratamento de efluentes (ETE).

Exibindo todos 2 resultados